Angra registra recorde de ocupação durante feriado

A alta temporada para o turismo em Angra dos Reis começou com recordes durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro). Os servidores da Fundação de Turismo de Angra (TurisAngra) trabalharam durante todo o fim de semana prolongado para garantir um bom receptivo aos turistas de todo o país que passaram pelo município. Além dos serviços oferecidos nos cinco centros de informações turísticas administrados pela fundação (Praia do Anil, Rodoviária, Serra D’Água e estações de Santa Luzia e Abraão), equipes também prestaram apoio a atividades turísticas em diversos pontos do município.

A taxa de ocupação média dos meios de hospedagem foi a melhor registrada em todos os feriados prolongados de 2015, com 88%. O destaque no feriadão de Nossa Senhora Aparecida ficou com o corredor turístico da Ponta Sul, que teve 99% dos leitos de pousadas e hotéis ocupados. No corredor da Ponta Leste, a ocupação média ficou em 94%; seguido dos corredores turísticos da Ilha Grande, com 93%; da Estrada do Contorno, com 80%; e o do Centro, cujo perfil é mais voltado ao turismo de negócios, com 77%.

Todos os demais dados estatísticos aferidos pela TurisAngra também tiveram significativo aumento. Nas Estações de Santa Luzia e do Abraão, foram contabilizadas 91 saídas de embarcações para passeios turísticos pela Baía da Ilha Grande, além de 289 saídas de translados entre as estações e para outras localidades da Ilha. Nos postos de informações turísticas, foram realizados um total de 862 atendimentos, contemplando 1.892 turistas. O Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil emitiu 371 vouchers para a entrada na reserva de desenvolvimento sustentável (RDS) da Praia do Aventureiro e 180 autorizações para estacionamento de ônibus de turismo.

A Gerência de Operações registrou 50 ocorrências ligadas a atividades turísticas ilegais ou predatórias. Foram desmontadas barracas de camping e churrasqueiras em diversos pontos do município. A delegacia da Capitania dos Portos também realizou um trabalho intenso na Baía da Ilha Grande. Os agentes da Marinha do Brasil realizaram 188 abordagens a embarcações, emitiram 11 notificações e realizaram duas apreensões. A Superintendência de Transportes e Trânsito da prefeitura foi outro setor muito acionado durante o feriado. Foram emitidas 66 multas, a maioria por estacionamento irregular. Dois veículos acabaram sendo rebocados.

— A movimentação foi superior ao que esperávamos, o que foi muito bom. Já consideramos como alta temporada esse movimento intenso de turistas em Angra dos Reis. Conseguimos prestar um bom serviço ao turista e suportamos a grande demanda, que foi muito maior do que nos feriados anteriores. Para o verão, a perspectiva é que a cidade permaneça com excelente movimentação de turistas. Vamos usar a avaliação desse feriado para definirmos o plano de ações para o verão, para melhorar ainda mais o serviço prestado pela TurisAngra aos turistas e moradores — disse Klauber Valente, presidente da Fundação de Turismo.

Comentários