Angra receberá quase R$ 40 milhões para saneamento


Warning: getimagesize(/var/www/angranews/wp-content/uploads/2015/07/2015-07-17-Pezão-Kassab-saneamento-foto-Luiz-Eduardo-de-Araujo-3-j.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/angranews/wp-content/themes/gutenmag/includes/custom.php on line 330
2015-07-17- Pezão Kassab saneamento- foto Luiz Eduardo de Araujo (3) -j
Compartilhe!

 

A Prefeita de Angra, Conceição Rabha, assinou nesta sexta-feira, 17, com o Ministério das Cidades, a autorização para contratação de obras de esgotamento sanitário que beneficiarão milhares de moradores do Parque Mambucaba e da Vila Histórica. A verba prevista, de até R$ 39.5 milhões, virá do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 – Saneamento). Participaram da solenidade da assinatura da autorização para o convênio, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab e o governador Luiz Fernando Pezão, entre outras autoridades.

 

O objeto do termo de compromisso baseia-se na execução da “Bacia A” do Sistema de Esgotamento Sanitário de Mambucaba e o Sistema de Esgotamento Sanitário da Vila Histórica. Estas ações visam beneficiar, de imediato, cerca de 10.000 pessoas (aproximadamente 3.000 famílias) e é constituído por 43 km de redes coletoras, 03 estações elevatórias e 2 ETE’s (Estações de Tratamento de Esgoto), planejadas para atender estas comunidades por vinte anos, já prevendo o crescimento populacional.

 

Para a prefeita Conceição Rabha o investimento assinado pelo ministro Kassab e pelo Governador Luiz Fernando Pezão representa uma grande vitória para o município de Angra dos Reis e, principalmente para os moradores do Parque Mambucaba e da Vila Histórica.

 

– A possibilidade de sanear 70% do Parque Mambucaba e 100% da Vila Histórica representa uma melhoria de qualidade de vida de forma significativa para essas comunidades. Investir em saneamento é investir em saúde e também em turismo, porque através do saneamento nós preservamos o maior bem que a nossa cidade possui, que é a exuberância ambiental da baia da Ilha Grande – destacou a prefeita.

 

Assim que forem feitas algumas correções no fluxo do projeto, será preparada a licitação para contratação da empresa que realizará o serviço do Parque Mambucaba. A concorrência pública deve acontecer em até 120 dias, e, até o final do ano, as obras devem começar. A previsão de conclusão das obras é de 30 meses.

 

O governador Luiz Fernando Pezão também falou sobre o investimento que segundo ele, vem de encontro às necessidades de um número expressivo de pessoas.

 

– A prefeita Conceição Rabha nos falou a respeito das comunidades do Parque Mambucaba e da Via Histórica. Nós nos sensibilizamos com a situação e, este investimento, representa a possibilidade real de saudar uma dívida com essas comunidades. Agradeço ao ministro Kassab por nos atender prontamente e parabenizo a prefeita Conceição, que tem sido incansável na procura de solucionar os problemas de Angra dos Reis – declarou o governador.

 

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, também destacou o empenho da prefeita Conceição Rabha e também dos deputados Luiz Sérgio e Alexandre Serfiotis, que trabalharam de forma intensa para que os recursos para as obras de saneamento do Parque Mambucaba e da Vila Histórica fossem liberados.

 

– A universalização do tratamento de esgoto no país é um desafio que nós estamos enfrentado, atendendo a uma determinação da presidenta Dilma. Quando fomos procurados pela prefeita Conceição com essa reivindicação e vimos o empenho dos parlamentares, não nos restou alternativa a não ser viabilizar esses recursos, e isso nos deixa satisfeitos porque sabemos que essas obras de saneamento beneficiarão milhares de pessoas – declarou o ministro Kassab.

 

Com estas obras, deixarão de ser lançados 1,6 milhões de litros diários de esgoto “in natura” na baía da Ilha Grande. Atualmente o tratamento de esgoto atende apenas 20% da população de Mambucaba. Com a execução da “Bacia A” este índice sobe para aproximadamente 70%. A Vila Histórica não é atendida por nenhum sistema de tratamento de esgoto. Com as obras serão contempladas 100% das ligações da localidade.