Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Angra: plano emergencial

Sempre que acontece um incidente, acidente ou um simples problema em umas das dezenas de usinas nucleares espalhadas pelo mundo, Angra dos Reis — onde se encontram as duas únicas usinas nucleares do país, e uma terceira está em construção — vira notícia.

O noticiário sobre o recente acidente com usinas japonesas mais uma vez coloca em cheque a questão da segurança das nossas usinas. Os especialistas, as autoridades, Eletronuclear à frente, insistem em afirmar que as nossas usinas são extremamente seguras e que é praticamente impossível o risco de um acidente.

Mas, como sabemos que acidentes acontecem, para nós, angrenses, a questão está acima da segurança, embora seja intrinsecamente relativo a ela. A nossa questão é: em caso de acidente, como nos protegeremos, como os moradores que vivem no entorno das usinas conseguirão escapar com rapidez e segurança do lugar?

Só para lembrar, em 1989, durante uma tempestade, um raio acionou, no Frade, o sistema de alarme. Resultado: o caos. As pessoas corriam iguais a baratas tontas, de um lado para o outro, sem saber o que fazer e para onde ir. Houve pânico, agressões entre moradores, resultado do mal planejamento e falta de informações. Se tocar o alarme, podem ter novamente, podem ter certeza, vai ser o caos, novamente. A maioria da população não sabe como proceder em caso de acidente e a nossa única via de escoamento, a BR 101, está em precárias condições.

Além de cuidar da segurança das usinas, a Eletronuclear, em parceria com as secretarias estadual e municipal de Defesa Civil, deve cuidar melhor do plano de emergência, com informações precisas e treinamento frequente da população. O governo federal, por intermédio do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) tem que investir mais na Rio-Santos, com recuperação, manutenção e duplicação da pista em locais críticos.

José Antônio Gomes é advogado e Presidente da Câmara de Angra

O Dia

Comentários