Aluno se passa por professor de Educação Física em Angra

Quem busca se exercitar em academias deve observar se professores e academias são registrados junto ao Conselho de Educação Física.

Durante operação deflagrada em Angra dos Reis, na última semana, fiscais do Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro (CREF1) pegaram exercício ilegal de um estudante de Educação Física em uma academia do Centro. No momento do flagrante, ele supervisionava três clientes no salão de musculação.

Somente um Profissional habilitado no Conselho pode orientar exercícios físicos. Para solicitar a cédula profissional, a qual autoriza o exercício da profissão, é necessário ser graduado em Educação Física. Pela ausência de registro no CREF1, o estudante irá responder ao Ministério Público por exercício ilegal da profissão, no art. 47 da Lei de Contravenções Penais.

Na operação também foram comprovadas outras oito irregularidades nas academias da região. Foram encontrados dois estabelecimentos sem registro no Conselho e sem responsável técnico, duas salas desprovidas de Profissional, dois Profissionais atuando fora da área de Habilitação, um Profissional com pendência administrativa e outro estabelecimento inadimplente de suas obrigações estatutárias.

Os estabelecimentos irregulares foram notificados pelo CREF1e responderão ao Departamento Jurídico e os Profissionais à Comissão de Ética.

Atenção

Antes de começar a malhar em uma academia, é necessário verificar se o profissional que ministra as aulas é registrado no Conselho de Educação Física do Rio de Janeiro, para isso, basta pedir o número do CREF. Também é possível verificar no site do CREF1, através do nome completo do professor, se ele possui registro profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.