Acidente de trabalho na regional da Vila Velha

Falta de uso de EPIs já havia sido denunciado pelo Angranews.

Um acidente de trabalho, que poderia ter sido evitado, quase custou os dedos de um funcionário terceirizado que presta serviços para a Prefeitura de Angra. Segundo denúncia, que circula em grupos do WhatsApp, o homem estaria fazendo podas sem usar qualquer Equipamento de Proteção Individual (EPI). Como mostra o vídeo abaixo, que acompanha a denúncia, o funcionário está sem óculos de proteção, protetor auricular, protetor facial, luvas e avental de couro; equipamentos necessários para este tipo de serviço.

“Ele acabou se acidentado com a máquina de poda nos dedos e tomou 15 pontos. Os dedos ficaram pendurados e o funcionário ficou a ver navios largado no PSF do lado do Esal por muito tempo, mas não pode ser atendido pois ali não dá pontos”, afirmou o denunciante.

No dia cinco deste mês já havíamos denunciado a falta do uso de EPIs nesta regional e o risco que estes trabalhadores estariam correndo. Na ocasião, funcionários de uma empresa terceirizada que presta serviços para a Prefeitura de Angra dos Reis não utilizavam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para operar uma britadeira em uma obra realizada no bairro do Bonfim.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Alexandre Giovanetti Lima, esclareceu que o fato ocorrido na Estrada do Contorno, próximo à Praia Grande é pontual. A exigência de uso de Equipamentos de Proteção Industrial, os chamados EPIs é determinada por Lei e por contrato e a empresa contratante, a Matos Teixeira (empresa responsável pelo trabalhador e que presta serviço para a Prefeitura), vai receber uma notificação. Além disso, o secretário está também notificando todas as regionais da cidade para aumentar a fiscalização para que esta prática não se repita novamente. A equipe do Serviço Público buscou informações e soube que o trabalhador acidentado está passando bem e que, na hora do ocorrido, ele estava desobstruindo o caminho dos pedestres, que já é curto, e estava tomado pela vegetação.

Comentários