Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Ação defende livre acesso à praias de Angra

Praia da Bica será a primeira a ser abraçada na campanha Praias Livres Mentes Abertas.

A praia da Bica vai ser abraçada pela população de Angra dos Reis neste sábado, dia 11 de junho. Trata-se do lançamento da Campanha “Praias Livres Mentes abertas”, organizada por um coletivo de associações e entidades da sociedade civil, que será lançada oficialmente hoje e pretende mobilizar a população de Angra dos Reis na defesa das praias como espaço público e bem de uso comum de todos, além de impedir a instalação de empreendimentos imobiliários nas últimas praias livres da estrada do Contorno.

 

O início da construção de um muro, que já se estende do acesso da praia da Bica até a entrada do mirante da Gruta, foi o que motivou a campanha, uma vez que o local é uma das últimas áreas na estrada do Contorno que ainda mantém as suas características naturais: as praias da Bica, da Gruta e do Tanguazinho. São reivindicações da campanha: a cassação da licença concedida pela Prefeitura de Angra dos Reis para a construção do muro na Praia da Bica, a suspensão de processos de licenciamento que porventura estejam em andamento nesses locais e a criação de um grupo de trabalho com participação da sociedade civil para o estudo de criação de uma unidade de conservação que garanta a proteção destas áreas, garantindo o seu caráter público.

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano, anunciou esta semana que vai demolir parte do muro que está sendo erguido desde a Praia da Bica, na Vila Velha, até a Praia da Gruta, na altura da entrada para o “mirante do Pedrão”. A informação é do subsecretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Miguel, que explica que o local é uma área de grande interesse ambiental e que foi dividido em 2009, pelo plano diretor (Lei de Zoneamento), em três trechos. O trecho central está definido como Zona de Interesse Ambiental de Proteção (Ziap), área não edificante, e, nas laterais, Zona de Interesse Turístico (ZIT). O muro em questão está localizado, em sua maior parte, na Ziap.

Após questionamentos por parte da sociedade civil, a Secretaria de Meio Ambiente enviou fiscais ao local de propriedade da empresa Ponta da Pipa Agrícola Ltda. Na ocasião, foi detectado que no parecer de enquadramento o proprietário localizou o muro dentro da ZIT e não da Ziap. As informações declaradas pelo proprietário e assinadas por ele fazem parte do processo existente na Secretaria de Meio Ambiente, e que pode ser verificado por qualquer pessoa, uma vez que é de livre acesso ao público.

MANIFESTAÇÃO CONTARÁ COM SAVEIROS E CAIAQUES

O ponto de encontro no sábado, 11, será no Cais de Santa Luzia, às 9h. De lá sairão grupos de ciclistas e uma escuna rumo à praia da Bica. Na praia do Bonfim, também no mesmo horário, sairão grupos de canoa havaiana, caiaques e outras canoas. A chegada na praia da Bica está marcada para as 10 horas da manhã. Além do abraço, está programada uma roda de conversa sobre a campanha, atividades de limpeza da praia e outras oficinas propostas pelos participantes. A organização solicita que cada um leve o seu lanche, e lógico, cuide do seu lixo!

Participam da ação as entidades: SAPÊ (Sociedade Angrense de Proteção Ecológica), OCA (Organização dos Caiçaras e Amigos), ACOAR (Associação de Canoagem Oceânica de Angra dos Reis), NoaCanoa, CEMAR (Clube de Escalada e Montanhismo de Angra dos Reis), PROCIDADE Coletivo Urbano, ATAR (Associação de Agências de Turismo de Angra dos Reis), Angra Surf Clube, Produtora Verde, Diretório Acadêmico Florestan Fernandes – Uff, Coletivo “As Terezas”, Coletivo “RadioAtivas” e Coletivo “Somos todos Alice”.

Mais informações: https://www.facebook.com/sapeangra/

Comentários