Praias da Ilha Grande no Google Street View

Praias da Ilha Grande no Google Street View

Captação das imagens contou com o apoio da TurisAngra e do Inea

image

O Google anunciou nesta semana a chegada da Ilha Grande, em Angra dos Reis, um dos locais mais visitados pelos turistas no estado do Rio de Janeiro, ao Street View, ferramenta do Google Maps que oferece visualizações ao nível da rua de vários lugares do mundo em 360 graus. A partir de agora, os usuários poderão ter visualizações de locais como a Praia de Lopes Mendes e Vila do Abraão. Outra novidade apresentada pela empresa foram as imagens captadas no Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro.

As novidades foram reveladas nesta quarta-feira, 4, pela própria Google, através de seu blog oficial. A captura das imagens em Angra dos Reis foi feita em abril deste ano, usando um equipamento chamado trekker, uma mochila especial equipada com várias câmeras, projetadas para capturar as fotografias e criar imagens panorâmicas.

A ação de captura das imagens contou com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Fundação de Turismo de Angra dos Reis e do Instituto Estadual do Ambiente, que cedeu uma lancha para a captação de imagens da Ilha Grande. Dois engenheiros do Google, Steve Silverman e Matthew Prestopino, responsáveis pelo desenvolvimento do trekker, estiveram no Brasil, no primeiro semestre deste ano, fazendo as imagens, que serviram de teste para o equipamento.

— A intenção é dar aos usuários do Street View a sensação imersível de estarem caminhando pelas trilhas e praias de Angra e pelo caminho de acesso e o entorno do monumento do Cristo Redentor, com visão de 360 graus — explicou Maitê Iturria, gerente de operações para Street View na América Latina, lembrando que, no futuro, há a intenção do Google de unir a essas imagens outras captadas por turistas.

A primeira vez que o trekker entrou em ação foi na captação de imagens do Grand Canyon, nos Estados Unidos. O Cristo Redentor foi o segundo local no mundo e Angra, o terceiro.

Para o presidente da TurisAngra, Kaká Gibrail, a entrada da Ilha Grande no Google Street View é uma importante forma de divulgação desse destino turístico, que é um dos principais do estado.

— Gente de todo o mundo acessa o Street View para conhecer os lugares antes de planejar uma viagem. Ser um dos primeiros locais do Brasil onde a Google testou o trekker deu uma visibilidade importante para nosso município — explicou Kaká.

Para ver o resultado final da adição de imagens de Ilha Grande ao Google Maps é só acessar o endereço “Vila do Abraão, Brasil” e “Praia de Lopes Mendes, Brasil”. A visualização panorâmica da estátua do Cristo, por sua vez, está disponível em “Cristo Redentor, Brasil”. É possível navegar em 360 graus pelos locais, ao longo das praias e da escadaria do Cristo.